Dez inovações da HEIDELBERG que reduzem custos e aliviam a escassez de competências

Custos por folha impressa é a chave do sucesso para gráficas.
A tecnologia offset de última geração da HEIDELBERG garante competitividade.

 


 

 







A indústria gráfica enfrenta dois desafios principais – a contínua pressão sobre os custos e, cada vez mais, a escassez de trabalhadores qualificados. A HEIDELBERG oferece soluções gráficas que podem ajudar com estas duas questões. “A tecnologia offset de ponta da HEIDELBERG está a tornar-se cada vez mais produtiva quando comparada com os modelos anteriores. Em certos casos, pode até duplicar a produção de uma gráfica graças à combinação de tecnologia como o Push to Stop e Performance Services. Ao automatizar o processo de impressão, também estamos a colmatar a dificuldade que as empresas têm no preenchimento de vagas”, afirma o Dr. David Schmedding, Diretor Global de Vendas e Marketing da empresa. “Ao mesmo tempo, o offset alimentado por bobina continua a ser o método preferido de muitos clientes para impressão económica de grandes volumes”, acrescenta.
Dez inovações com exemplos de clientes:

(1) Eficiência excepcional:
Com uma velocidade de impressão de 21.000 folhas/h, a Speedmaster XL 106 da HEIDELBERG torna possível aumentar a produção líquida de caixas flexíveis em até 10% quando comparada com a configuração standard, com uma velocidade de produção de 18.000 folhas/h. Para a produção de rótulos in-mold na Speedmaster XL 106, a HEIDELBERG oferece um pacote de desempenho projectado para os requisitos específicos de materiais in-mold, que permite atingir velocidades de produção até 15% mais altas.
A HEIDELBERG também oferece um destaque à tecnologia que não se baseia no offset para impressão de grandes volumes de caixas flexíveis. O novo sistema de impressão flexográfica rotativa Boardmaster tem tudo a ver com eficiência. Atinge o dobro da produtividade que outros sistemas comparáveis na produção de caixas flexíveis. A Boardmaster possui uma disponibilidade de até 90% e uma velocidade máxima de impressão de 600 m/min, o que equivale a cerca de 38.000 folhas/h no formato 6 (largura da folha: 148 cm).

Um exemplo de impressão de embalagens altamente eficiente com sistemas HEIDELBERG é disponibilizado pela WestRock nos EUA, Polónia e Alemanha.
Já na produção de rótulos in-mold pode ser vista na Metprint GZR na Turquia.
 
(2) Automatização para combater a escassez de mão-de-obra qualificada:
À medida que avança em direção a uma sala de impressão autónoma, a HEIDELBERG está a equipar as suas impressoras Speedmaster com processos cada vez mais automatizados que aliviam a pressão sobre os operadores. O software Prinect integra todos os processos – desde a entrada de pedidos até à expedição – num fluxo de trabalho completo, enquanto o conceito Push to Stop estabelecido garante operações altamente automatizadas que também podem ser vinculadas a fluxos de trabalho de terceiros. Como resultado, as gráficas conseguiram diminuir a carga de trabalho dos seus funcionários.
Para além de aumentar a produtividade, o Plate to Unit também pode aliviar a escassez de mão-de-obra qualificada nas gráficas. Ao automatizar quase totalmente o processo de alimentação e remoção de chapas de impressão na impressora, garante-se produtividade alta e fiável bem como se reduz o risco de danos nas chapas. Este sistema é uma verdadeira jogada de mestre no que diz respeito a mudanças de chapas totalmente automáticas.

A forma como a HEIDELBERG pode trabalhar com os clientes para impulsionar a automatização é demonstrada pelo exemplo da Saxoprint na Alemanha.
 
 (3) Algoritmos inteligentes:
O uso de inteligência artificial (IA) facilita a vida das gráficas, ao apoiar a configuração automática de parâmetros de produção complexos. As funções iniciais implementadas, pela HEIDELBERG, incluem a solução de optimização dos processos Preset 2.0, os sistemas de assistência inteligentes Intellistart 3, Wash Assistant, Powder Assistant e Color Assistant Pro, e a Performance Advisor Technology (PAT).
O PAT actua como uma espécie de colega virtual - visualiza e estrutura dados, oferecendo também sugestões práticas e dicas de melhorias que aumentam a produtividade e economizam recursos.

Os detalhes são fornecidos pelo exemplo do cliente Girzig+Gottschalk na Alemanha.
 
(4) A sustentabilidade reduz custos:
A eficiência energética das máquinas de impressão está a melhorar constantemente. A HEIDELBERG está a trabalhar em tantos parâmetros diferentes quanto possível nos seus sistemas para conseguir isso. Funções de standby aprimoradas, sopradores ultraeficientes, como as cabines de fornecimento de ar AirStar Pro, e um fluxo de trabalho que minimiza e reduz custos o desperdício, por exemplo. Neste contexto, equipas especiais de consultoria da HEIDELBERG visitam clientes e realizam workshops sobre energia para analisar onde podem poupar recursos e reduzir custos.
Muitas destas medidas direcionadas e individuais somam-se e têm um grande impacto. A mais recente Speedmaster XL 106-6+L consome cerca de 40% menos energia por mil folhas do que uma Speedmaster CD 102-6+L equivalente de 1990. Isto é conseguido graças a inúmeras funções que reduzem o desperdício (como o Ponto de Análise para relatórios de desperdício e Prinect Inpress Control) ou economize material (como Powder Assistant e FilterStar).

Um exemplo específico disto é o cliente Biopax na Irlanda do Norte.
 
(5) Configuração da impressora digital via controlo táctil:
Uma solução HEIDELBERG pode aumentar o desempenho da gráfica com apenas alguns cliques. O Sistema Operacional Speedmaster com orientação intuitiva do operador baseado num controlo táctil (HEIDELBERG UX) garante o controlo fácil da impressora. O Sistema Operacional Speedmaster é controlado por meio de um ecrã táctil  de 24 polegadas. Os operadores podem aceder às configurações com um simples toque, enquanto o escalonamento da operação pode ser adaptada de forma flexível tendo por base o perfil de requisitos (Smart Setup). Para além disto, o sistema oferece controlo inovador por gestos e funções de ajuda integradas em 27 idiomas.

Um cliente que utiliza este sistema é a Omaks Packaging na Turquia.
 
(6) O resultado faz toda a diferença:
Os clientes finais veem e sentem a diferença. A reprodução precisa de cores desempenha um papel fundamental no mundo moderno das marcas dos clientes das gráficas. As cores devem combinar perfeitamente e é especialmente importante que os produtos premium também tenham um toque premium. Os sistemas altamente automatizados de medição da cor e qualidade da HEIDELBERG garantem precisão absoluta na repetição e fidelidade de cores na impressão comercial e de embalagens. Isto também pode ser alcançado de forma altamente automatizada.
O exclusivo sistema de medição espectral Prinect Inpress Control 3 encontra as faixas de controlo da impressão, o papel branco e as marcas de registo de forma totalmente automática – o controlo das cores é iniciado sem qualquer intervenção do operador.

Um exemplo de controlo da cor altamente automatizado em ação é fornecido pela Modern Litho nos EUA.
 
(7) Duas tecnologias de impressão em uma:
HEIDELBERG combina perfeitamente a impressão digital e a impressão offset. Os novos sistemas de impressão digital Versafire LV e Versafire LP estão equipados com o aprimorado Prinect Digital Front End (DFE), garantindo assim uma interação intuitiva entre a tecnologia de impressão offset e a digital. Oferecer uma experiência abrangente nos processos e aplicações relacionadas com a  impressão offset e digital torna a HEIDELBERG única no setor.

Exemplos de clientes  Versafire satisfeitos - Mollet Printing e G2 Graphic Service, ambos nos EUA.
 
(8) Precisão até ao último detalhe:
Para fornecer aos seus clientes máquinas de impressão que funcionem sem problemas durante longos períodos, a HEIDELBERG focou-se na precisão. Isso já é evidente na produção dos componentes principais. A fundição HEIDELBERG na unidade de Amstetten fabrica componentes de alta precisão para as máquinas de impressão da empresa e também para clientes industriais de diversos sectores. Processos de produção perfeitamente coordenados garantem que todos os componentes, incluindo rodas dentadas de todos os tamanhos, contribuam para uma produção de impressão suave.
Guardas das máquinas, cilindros, engrenagens e muitos outros componentes são desenvolvidos e fabricados pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento e pela equipa de produção, todos trabalhando em estreita colaboração.
 
(9) Campeã de serviços:
A HEIDELBERG possui a rede de serviços mais abrangente do mundo inteiro. A sua rede global de vendas e serviços inclui mais de 2.000 funcionários em 250 locais em 170 países diferentes. Os serviços da empresa também se estendem a modelos de contrato à medida das necessidades de cada cliente e operações de manutenção remota que ajudam a reduzir o tempo de inactividade e a proteger os investimentos dos clientes.
Para além do acima referido, o portfólio de serviços da HEIDELBERG ajuda as gráficas a reduzir os efeitos da falta de mão-de-obra qualificada, formando funcionários e optimizando processos. A consultoria e a formação para gestores e funcionários concentram-se na optimização dos processos relacionados com equipamentos em gráficas.

Um exemplo que demonstra a competência do serviço HEIDELBERG é o cliente Bromberger na Alemanha.
 
(10) Modelo “Pay-per-use”:
A HEIDELBERG fornece tudo o que uma gráfica necessita para uma produção estável e eficaz, e fá-lo a partir de uma única fonte. Além de serviços, consumíveis, software, formação e consultoria, o modelo Subscription Plus que a empresa oferece em colaboração com a Munich Re/relayr também cobre a própria impressora. O valor que os clientes pagam pelo pacote “all-in” depende da sua produção, ou seja, do número de folhas impressas que produzem. Como no Subscription Plus também inclui a imprensora, o cliente não precisa investir nisso. Em vez disso, pagam para utilizar a máquina de impressão, com base no preço por folha (CAPEX para OPEX).

Um cliente de HEIDELBERG Subscription satisfeito: WEIG Packaging, Alemanha.
 

Copyright © Grafopel 2015 - Designed by Fullscreen.