Embora a economia da Hungria tenha sido duramente atingida pela pandemia COVID-19, a Kartonpack decidiu investir na nova Speedmaster CX 104 da Heidelberg como cliente piloto, com o objetivo de aumentar ainda mais a eficiência dos seus processos de produção. A resposta do mercado a este sinal de força e confiança tem sido francamente positiva, e a empresa relata que foi capaz de ajustar as capacidades nos últimos meses e aumentar os volumes.
Fundada em Debrecen em 1952, a fabricante húngara de caixas flexíveis Kartonpack emprega actualmente mais de 100 funcionários. Com os seus 70 anos de experiência na indústria de impressão e embalagem, a Kartonpack é uma das gráficas de embalagens líderes da Hungria. Trabalha em estreita colaboração com os seus clientes e mais de 200 fornecedores, fabricando embalagens para empresas farmacêuticas locais e multinacionais, sector de cosméticos e indústria alimentar. Os serviços da Kartonpack cobrem toda a cadeia de valor - desde a concepção e design, impressão e corte-e-vinco até a caixa dobrada acabada. A empresa exporta os seus produtos para a Áustria, Bélgica, Alemanha, Roménia e Rússia.
Embora a economia da Hungria tenha sido duramente atingida pela pandemia COVID-19, a Kartonpack decidiu investir na nova Speedmaster CX 104 da Heidelberg como cliente piloto, com o objetivo de aumentar ainda mais a eficiência dos seus processos de produção. A resposta do mercado a este sinal de força e confiança tem sido francamente positiva, e a empresa relata que foi capaz de ajustar as capacidades nos últimos meses e aumentar os volumes.
O presidente e CEO da Kartonpack, Dr. Sándor Uszkay-Boiskó, explica a motivação por trás dessa decisão de investimento da seguinte forma: “A Speedmaster CX 104 foi instalada como parte de uma colaboração estratégica. Apenas uma outra gráfica europeia teve esta oportunidade, algo de que estamos extremamente orgulhosos. Tendo em consideração a nossa estrutura de trabalho, descobrimos que a nova Speedmaster CX 104 atende totalmente às nossas expectativas atuais e futuras em relação à flexibilidade, fiabilidade e qualidade. Ficamos particularmente impressionados com o conceito de controlo inteligente do sistema e os altos níveis de desempenho da unidade de verniz. ”
Muitos dos mesmos recursos inteligentes da tecnologia Heidelberg XL
A Kartonpack instalou a nova Speedmaster CX 104 em setembro de 2020, durante a pandemia de coronavírus, com o apoio do serviço de assistência técnica, altamente eficiente, da Heidelberg Hungria. Desde então, está em operação contínua nos três turnos da empresa. Só no primeiro mês completo de produção, a nova impressora já tinha assumido a maior parte do volume de produção. O sistema de impressão é mudado para um novo trabalho de embalagem várias vezes durante cada turno. Dada esta estrutura de trabalhos, as mudanças rápidas da Speedmaster CX 104 são particularmente benéficas. A nova unidade de verniz desenvolvida pela Heidelberg é uma contribuição fundamental para esta rapidez. Em muitos aspectos, o conceito é idêntico ao utilizado na Speedmaster XL 106.
Graças ao seu peso mais leve e ao mecanismo simples de aperto, os rolos de anilox podem ser trocados rapidamente e apenas por uma pessoa. A economia de tempo resultante de mais de 75% está a ter um impacto claro na produtividade da empresa, pois a Kartonpack muda frequentemente de verniz. Por sua vez, e graças ao Autoplate Pro, um conjunto completo de chapas de impressão pode ser substituído em menos de dois minutos. Muitos dos recursos de controlo inteligentes vêm da tecnologia XL.
O software de assistência Intellistart 3 instalado no Prinect Press Center XL 3 analisa os trabalhos listados na fila de trabalhos e activa todos os processos de limpeza e acerto necessários durante as mudanças de trabalho. O sistema operacional Speedmaster orienta os operadores através do processo de configuração e produção numa sequência lógica, fornecendo um amplo aviso quando uma tarefa manual precisa de ser executada.
Nóra Teleki, Directora de Produção e Operações da Kartonpack, aprecia particularmente a facilidade de orientação do utilizador, que é claramente estruturada e a forma simples de perceber dos ecrãs do Prinect Press Center XL 3, que mostram as funções e o status operacional da impressora. “A economia de tempo total é significativa. Em média, demoramos dez minutos a menos para configurar os trabalhos na Speedmaster CX 104. No geral, a nova máquina de impressão aumentou a nossa produtividade líquida em mais de 25% quando comparada com a nossa Speedmaster CX 102 “.
Uma espectacular máquina e o parceiro certo
Um ano após a aquisição, o Dr. Uszkay-Boiskó resume as suas impressões da seguinte forma: “Colocamos altas expectativas na nossa tecnologia de produção porque queremos oferecer aos nossos clientes os melhores serviços e produtos de embalagem possíveis. A Speedmaster CX 104 é a impressora perfeita para nós e a Heidelberg é o nosso parceiro ideal. Agora podemos produzir volumes ainda maiores, com mais eficiência e atender às necessidades de nossos clientes ainda com mais flexibilidade do que antes. ”
A Heidelberg revelou a nova Speedmaster CX 104 ao público no verão de 2021 e, antes do início da produção em série, está a testar o equipamento em estreita colaboração com os clientes. Uma das primeiras máquinas fabricadas foi para a Kartonpack, que adquiriu uma máquina de impressão a cinco cores, elevada e com unidade de verniz, em Agosto de 2020, como parte de um projecto-piloto. Florian Franken, Director de Gestão de produtos CX 104, considera este cenário perfeito. “A Kartonpack foi a escolha ideal para a nossa fase piloto - uma máquina de impressão de embalagens coloca todo sistema à prova e permite compará-lo com outras máquinas de impressão Heidelberg mais antigas bem como com outras de outros fornecedores”, diz ele. A Speedmaster CX 104 juntou-se a uma Speedmaster CX 102-5 + L que opera na Kartonpack desde 2016. A empresa utiliza consumíveis Saphira da Heidelberg em ambas as impressoras offset.