A precisão com que um produto impresso é dobrado e até que ponto uma máquina de dobrar oferece consistentemente alta qualidade na dobra, mesmo a velocidades muito altas, depende de forma significativa do design dos rolos da dobra.
Na sua fábrica em Ludwigsburg, a Heidelberg desenvolve e fabrica as suas máquinas de dobrar Stahlfolder altamente produtivas. Nos últimos anos, a empresa investiu parte dos seus recursos de pesquisa no desenvolvimento dos rolos da máquina de dobrar.
Visando o melhor dos dois mundos com Perfect Grip
Actualmente os utilizadores da tecnologia de dobra Stahlfolder precisam escolher entre rolos de dobra equipados com anéis feitos de PU (poliuretano) macio ou duro. No mercado, estes são chamados de anéis “Extra Grip”. Os dois materiais apresentam características muito distintas. O tipo de substrato a utilizar e a sua estrutura da superfície determinam qual o PU mais adequado - o mais macio e elástico ou o mais duro -, então o cliente tem de tomar uma decisão.
Os engenheiros de desenvolvimento da Heidelberg tomaram o desafio de combinar os benefícios dos anéis PU macio e PU duro num único material. O resultado está a ser apresentado ao público pela primeira vez durante o “IT’S SHOWTIME” - um evento digital para clientes. Graças ao conhecimento profundo das interações entre diferentes tipos de papel, vários materiais e as condições geométricas e físicas dentro de um sistema de dobra, a Heidelberg fez um grande progresso no desenvolvimento de um novo material.
A função do novo anel de plástico é transferir a energia gerada pela engenharia precisa da máquina de dobra da maneira mais suave e precisa possível para qualquer tipo de papel e garantir a melhor qualidade de processamento possível - desde a primeira dobra paralela na unidade de dobra ao produto final totalmente dobrado. O plástico Perfect Grip recém-projetado precisa, agora, de provar as suas características únicas em testes práticos.
“O nosso objetivo ao desenvolver o Perfect Grip é combinar o melhor dos dois mundos”, disse Jörg Dähnhardt, Director da Gestão do Produto de Acabamento na Heidelberg. “Se formos bem-sucedidos, será mais um grande passo para os rolos utilizados nas máquinas de dobrar, manterá os nossos clientes satisfeitos, melhorando ainda mais a versatilidade e a economia dos sistemas de dobra Stahlfolder”, acrescenta.