A Heidelberg está a impulsionar o desenvolvimento do sistema de impressão digital Versafire para o crescente mercado das pequenas tiragens impressas digitalmente
Como parte do evento digital IT'S SHOWTIME! a Heidelberg apresentou um sistema de garantia da qualidade para a máquina de impressão digital Versafire EP, para além dos toners ouro e prata para o sistema Versafire EV de cinco cores. Ambas as inovações enfatizam os crescentes requisitos de qualidade do mercado relativo aos produtos impressos produzidos digitalmente e podem tornar os utilizadores muito mais competitivos.
Versafire EP - controlo de cor e detecção de erros em linha
Diagnóstico automático de cores (ACD) é o nome que a Heidelberg deu ao novo sistema de garantia da qualidade em linha na sua impressora Versafire EP para altas velocidades de produção (135 páginas A4/min). A unidade ACD tem dois propósitos. Em primeiro lugar, o sistema controla a alimentação da tinta durante o processo em linha e corrige desvios de um arquivo de referência durante a produção. Em segundo lugar, o ACD identifica erros na imagem impressa, como riscos e marcas. Se um erro for detectado, a produção é interrompida automaticamente na Versafire EP. O operador pode ter uma imagem eletrónica da folha defeituosa no monitor, sendo que esta folha pode então ser removida manualmente da pilha da saída.
O ACD funciona com um módulo de scanner que é subsequentemente incorporado à estação do fusor na impressora. O scanner lê a imagem impressa de cada folha de impressão em toda a largura do formato. O ficheiro pronto para impressão, calculado no RIP e armazenado no Prinect Digital Frontend (DFE), serve como referência. Desta forma, o ACD garante uma operação de produção fiável e estável, auxiliando as gráficas que procuram obter os melhores resultados de impressão possíveis com a maior produtividade possível na sua Versafire EP. Durante o processo de impressão industrial, o sistema de garantia da qualidade garante que a pilha da saída tenha apenas folhas de impressão que atendam aos critérios de qualidade definidos. Para além disso, a tinta permanece estável durante toda a execução.
Os efeitos a ouro e prata na Versafire EV fazem com que os produtos se destaquem nos pontos de venda
A Heidelberg, em breve, irá oferecer um toner dourado e prateado como quinta cor na sua Versafire EV. Os utilizadores do sistema de cinco cores irão beneficiar de uma flexibilidade ainda maior, quando se trata de projetar produtos de impressão criativos que causam ainda mais impacto ao cliente e nos pontos de venda. Os novos toners podem ser usados sozinhos ou combinados com as quatro cores de processo (CMYK) para criar cores metálicas. Aplicações com ouro e prata são possíveis em substratos brancos e também em materiais escuros e transparentes.
Com estes toners ouro e prata, a Heidelberg está a aumentar o número de cores especiais da Versafire EV para sete. As novas adições juntam-se ao branco opaco, o branco transparente (verniz), o amarelo neon, o rosa neon e o vermelho invisível. As imagens de impressão criadas com o vermelho invisível são visíveis apenas sob luz negra. Os toners são especialmente úteis para integrar motivos de segurança e/ou recursos de identificação ocultos para proteger documentos contra falsificação.
Os toners ouro e prata podem ser adaptados nos modelos Versafire EV já instalados.
A ampla gama de aplicações inclui embalagens
A impressão digital está a desempenhar um papel cada vez mais importante na impressão comercial e de embalagens. O volume global de produção de impressão está a aumentar continuamente, e a importância dos produtos de impressão personalizados e individualizados para mailings, brochuras e embalagens está a crescer. Graças a uma ampla variedade de substratos, os sistemas de impressão digital da linha Versafire da Heidelberg podem ser usados para todos os tipos de produtos. A Versafire EP altamente produtiva é o sistema escolhido por muitos clientes de impressão de embalagens. Esta impressora processa materiais espessos com gramagens até 470 gramas/m2.
“Dois métodos de impressão - uma tecnologia de fluxo de trabalho” com Prinect
As gráficas estão cada vez mais a combinar as vantagens da impressão offset e da impressão digital, inclusive para produtos híbridos (impressão digital para capas individualizadas e impressão offset para conteúdos). A Heidelberg direcionou o seu portfólio de sistemas de impressão e a tecnologia de fluxo de trabalho Prinect para essa necessidade do mercado. O sistema de controlo de fluxo de trabalho Prinect integra impressão offset e impressão digital para o benefício do mercado.
A Heidelberg desenvolveu o Prinect Digital Frontend (DFE) especificamente para os sistemas de impressão Versafire. O princípio “dois métodos de impressão - uma tecnologia de fluxo de trabalho” torna os processos de fabricação de produtos de impressão muito mais simples e desempenha um grande papel na padronização da produção.
Independentemente do canal de saída de um produto de impressão, exatamente os mesmos dados são sempre usados para começar e a cor é idêntica em ambos os métodos de impressão. Isto significa que as gráficas podem alternar entre os métodos de impressão de forma rápida e flexível - se um cliente exigir uma entrega antecipada, por exemplo.