Mercado mundial das embalagens com forte crescimento na China

• Packaging Days - Forte interesse dos clientes nas inovações da Heidelberg para gráficos de cartão flexível.

• Gráficos de embalagens líderes na China confiam nas soluções da Heidelberg

• Crescimento da Heidelberg impulsionado pela fábrica em Xangai e pela parceria com a Masterwork
 


 




O mercado das embalagens está em crescimento: de acordo com o estudo Smithers Pira 2019 “The Future of Global Packaging to 2024”, o valor total do volume global de embalagens para 2019 foi de quase 920 biliões de dólares americanos, e espera-se que cresça a uma taxa média de 2,8 % ao ano para cima de 1 trilião de dólares americanos até 2024. O estudo considera o volume para os materiais de cartão, embalagens flexíveis, plásticos rígidos, metal e vidro. A Ásia foi o maior mercado em 2018, respondendo por cerca de 40% do consumo global de embalagens, seguida pela América do Norte com cerca de 22% e a Europa Ocidental em terceiro lugar com 20%. A China é o maior consumidor de embalagens do mundo, com mais de 200 biliões de dólares americanos. Prevê-se também maior crescimento no consumo de embalagens no período de cinco anos, de 2019 a 2024, com uma taxa de quase 5%. Isto deve-se ao aumento do salário real, uma classe média em expansão, uma população crescente, a crescente urbanização e uma maior expansão do comércio eletrónico.

A Heidelberg está claramente focada neste alto potencial do mercado. Esta está idealmente posicionada, em todo o mundo, no crescente mercado da impressão de cartão flexível e na China em particular. “O mercado chinês, que é tão importante para nós, é aquele onde, durante a pandemia, a procura retornou de forma mais rápida e com valores mais próximos do ano anterior”, confirma o CEO Rainer Hundsdörfer. “As perspectivas a longo prazo também parecem boas. No mundo, a China ainda é o mercado com crescimento mais rápido. A nossa quota de mercado, de cerca de 50%, coloca-nos aqui na frente e queremos consolidar ainda mais a nossa forte posição. Portanto, expandiremos ainda mais as nossas capacidades de produção em Xangai e aumentaremos lá a nossa competitividade com uma maior participação de valor agregado. Além da produção local, a Heidelberg China também fornecerá assistência com uma forte equipa de vendas e serviços. Acima de tudo, temos como principal foco as empresas de impressão de embalagens de sucesso. ”

Packaging Days na PMC Shanghai com mais de 108.000 visualizações online
A Heidelberg oferece as suas soluções no crescente mercado das embalagens para os segmentos de impressão de cartão flexível e etiquetas. O Covid-19 acelerou a evolução para a comunicação digital e eventos mais a nível local. Por exemplo, a Heidelberg China realizou o evento Packaging Days de duas formas - presencial e online - no final de setembro. O objetivo era mostrar aos gráficos de caixas flexíveis o enorme potencial de produtividade que pode ser explorado com máquinas inteligentes de alto desempenho e processos optimizados. Esta é a resposta às tendências de mercado na indústria chinesa de impressão de embalagens, como tiragens cada vez menores e expectativas crescentes de acabamento. Com isto em mente, a Heidelberg apresentou o seu portfólio abrangente para todo o processo de produção.

Na Print Media Center (PMC) de Xangai, 65 clientes puderam ver quatro aplicações diferentes a serem produzidas com mais de dez demonstrações ao vivo numa máquina de impressão Speedmaster CD-102 a nove cores. Os destaques foram as mudanças de trabalho a alta velocidade e os acabamentos sofisticados que agregam muito valor às embalagens. Estas embalagens premium são especialmente populares na China. Relatórios de clientes preparados e transmitidos de várias regiões da China mostraram as soluções em uso em ambiente real e, desta forma, a Heidelberg mostrou o quanto os clientes confiam e avaliam as máquinas Heidelberg.

Paralelamente, as demonstrações ao vivo e os relatórios dos clientes também foram apresentados em duas plataformas de streaming ao vivo, que foram visualizadas por mais de 108.000 espectadores. As plataformas em questão são a Douyin (TikTok da China) e a Mudu. Os links do Mudu podem ser facilmente trocados no ecossistema WeChat e, desta forma, permitiu comunicação completa em todos os canais. O evento teve quase 70.000 likes. “No mercado da Grande China, investiremos mais em novos conceitos, plataformas e aplicações, bem como em eventos regionais, a fim de garantir uma comunicação mais directa com o cliente”, afirmou Benny Huang, CEO da Heidelberg Greater China. “O Packaging Days permitiu-nos apresentar as nossas inovações de forma eficaz quer online e quer offline e comunicar instantaneamente com os nossos clientes. Não poderíamos estar mais felizes com o resultado positivo: quase 20 oportunidades de negócio sobre máquinas de impressão com um valor total de quase 12 milhões de euros, três dessas oportunidades surgiram nas plataformas online. ”

Gráficos de embalagens líderes na China confiam nas soluções da Heidelberg
Em 2020, a Sichuan Kuanzhai Printing Co. Ltd. (Kuanzhai), uma das principais gráficas chinesas de embalagens de tabaco, expandiu a sua capacidade de impressão com a construção de uma nova fábrica em Suining. Como parte disso, a empresa fez uma encomenda à Heidelberg China para duas máquinas de impressão Speedmaster CX 102 com um total de 23 corpos de impressão. A primeira está prevista para ser instalada ainda este ano, em dezembro. Para Kuanzhai, esta é a primeira vez que faz parceria com a Heidelberg. O que motivou o negócio foram as inovações e a tecnologia da geração 2020 da Speedmaster CX 102 com o conceito Push to Stop. Isto deve aumentar a produtividade a um nível tal que irá permitir que a fábrica, em Suining, possa produzir mais de um milhão de caixas por ano. A empresa imprime principalmente embalagens de tabaco premium. Kuanzhai usa máquinas de impressão da concorrência na sua fábrica em Deyang.

O Shenzhen Jinjia Group já trabalha com a Heidelberg há mais de vinte anos. A Jinjia é uma das principais empresas de impressão de embalagens da China e compete no mercado de alto acabamento com marcas de prestígio nos segmentos do tabaco, licores, bebidas espirituosas e cosméticos. Neste segmento, os clientes têm expectativas muito altas no que toca ao desenvolvimento e design de inovação de novos produtos. As duas máquinas de impressão Speedmaster CD 102-6 + L construídas na fábrica da Heidelberg, em Xangai, foram instaladas em 2017 e 2019. Ambas as máquinas são usadas especificamente para o desenvolvimento de novos produtos impressos e provas de cores no centro de desenvolvimento de Jinjia. Todas as máquinas na sede, em Shenzhen, e nas outras filiais são Speedmaster CX 102 e CD 102 customizadas e longas, projectadas em conjunto com a empresa e adaptadas às necessidades dos seus clientes finais.

A gráfica Xian Jun Long, sediada em Shenzhen, recebeu este ano uma nova Speedmaster CD 102-9 + L - o 9.999o corpo de impressão produzido pela fábrica da Heidelberg em Xangai. A Xian Jun Long é uma das principais empresas de impressão de embalagens na China e é especializada em embalagens para bebidas espirituosas, cigarros e produtos de luxo. A parceria entre a Xian Jun Long e a Heidelberg remonta há vinte anos - e a Speedmaster CD 102 com o corpo de impressão com o número 999 da fábrica de Xangai também está lá em produção há vários anos. A Xian Jun Long deve receber mais duas máquinas de impressão Speedmaster CD 102-8 + L ainda este ano. A máquina de impressão de aniversário ocupará o seu lugar na extensa frota de sistemas Speedmaster CD 102 e Speedmaster CX.

Crescimento da Heidelberg impulsionado pela fábrica em Xangai e pela parceria com a Masterwork
A fábrica da Heidelberg em Xangai foi construída de acordo com padrões modernos e abrange agora uma área de produção de cerca de 45.000 metros quadrados, tornando-a numa das maiores fábricas de máquinas de impressão na Ásia, tendo por base a área de implantação. “Por agora, não estamos a sentir os efeitos colaterais da Covid-19 na capacidade produtiva da fábrica”, explica Achim Mergenthaler, Responsável pela fábrica da Heidelberg em Xangai. “As medidas de segurança que implementamos em meados de fevereiro permitiram-nos ser uma das primeiras fábricas em Xangai a retomar o trabalho. Desde o final de fevereiro que o fornecimento de peças por parte dos nossos fornecedores estava totalmente operacional. Em fevereiro e março tínhamos uma série de máquinas para serem produzidas e todas foram entregues no prazo acordado com o cliente. Desde então, gradualmente, voltamos ao trabalho estável e à vida normal em Xangai. ”

A fábrica está a trabalhar na sua capacidade total e os números de produção, no último trimestre de 2020, são, na verdade, maiores do que no ano passado. A quota de exportação para este ano também é maior que a do ano passado, com alto índice de exportações para o Japão, por exemplo. Isto inclui a primeira máquina de impressão Speedmaster CD 102 a oito cores com corpo de verniz vendida para fora da China.
A Heidelberg tem parceria com a Masterwork, Tianjin, (MK) para as máquinas de acabamento no segmento de embalagens. A MK é o maior fabricante, na região asiática, de máquinas de corte-e-vinco, relevo e de estampagem a quente. Para o mercado de embalagens, a MK desenvolveu várias novas máquinas e a Heidelberg já vendeu mais de 500 em todo o mundo – máquinas de corte-e-vinco e coladoras-dobradoras. O portfólio é constantemente ampliado para atender às necessidades crescentes dos clientes.

O relacionamento foi fortalecido ainda mais em 2019, com a MK Masterwork a tornar-se num dos acionistas estratégicos de longo prazo na Heidelberg, com uma participação em acções de cerca de 8,5%. Isto permitirá que a Heidelberg expanda ainda mais, com a MK, a sua posição no crescente mercado da impressão de embalagens.

A joint venture recentemente anunciada com a Masterwork fortalecerá ainda mais a posição competitiva de liderança da Heidelberg no mercado em crescimento da China.
 

Copyright © Grafopel 2015 - Designed by Fullscreen.