Unfold your potencial: Embalagem

 

Aumente a eficiência geral da impressão de embalagens com integração digital e automatização inteligente.
 














• A Heidelberg expande estrategicamente o seu portfólio geral para a produção de cartão flexível (cartolinas) juntamente com o seu parceiro MK Masterwork

• A integração digital automatiza a produção de caixas flexíveis e simplifica até mesmo as mudanças de trabalho complexas
 
• Estreia mundial: A nova máquina de corte-e-vinco Mastermatrix 106 CSB para produção industrial e para grandes tiragens

• Fluxo de trabalho totalmente integrado: Expansão do sistema Prinect Business Manager Packaging MIS anunciado para 2021

As tendências na impressão de embalagens são óbvias: tiragens cada vez menores, um número cada vez maior de unidades em stock e embelezamentos mais exigentes são usados para atrair a atenção no ponto de venda, e tudo isso com prazos de entrega extremamente curtos e sustentabilidade. As aplicações especiais e a necessidade de produção sem falhas aumentam a complexidade. Como é que os fabricantes de caixas flexíveis podem gerir isto de forma económica? Como podem eles explorar totalmente o potencial das suas máquinas e alcançar uma produção transparente e reproduzível? A Heidelberg apresentou as suas inovações num evento em Outubro deste ano para responder a estas perguntas.
“O crescimento do mercado das embalagens e, especialmente, da fabricação de embalagens cartonadas fazem parte de nosso negócio principal. O nosso portfólio de produtos é líder na indústria e estamos a introduzir inovações para aprimorá-lo ainda mais com base nas necessidades dos nossos clientes. A optimização da produção de caixas flexíveis é parte integrante da estratégia de nossa empresa”, confirma Jörg Dähnhardt, Chefe do Segmento de Caixas Flexíveis da Heidelberg.

A Heidelberg oferece soluções inovadoras e personalizadas para operações de acabamento: desde a criação de trabalhos até à caixa flexível acabada. O fluxo de trabalho Prinect conecta as várias máquinas e processos e permite uma produção de cartão flexível navegada ou, no caso ideal, até a produção autónoma. Os consumíveis testados e comprovados da família Saphira e os serviços digitais garantem um ambiente de produção estável e a maior disponibilidade possível da máquina.

Inovações nas impressoras Speedmaster - maior produtividade com automatização e digitalização
O novo conceito operacional baseado no Heidelberg User Experience UX torna a impressão de embalagens mais fácil do que nunca, em todas as classes de formato. Um exemplo é a Speedmaster CX 102.
Esta impressora apresenta soluções inovadoras da classe pico de performance, incluindo o novo conceito operacional. A Speedmaster CX 102 da nova geração 2020 combina flexibilidade com impressão navegada. Tudo começa com um planeamento da produção de forma eficiente através do Prinect Scheduler: a produção é optimizada para vários trabalhos de impressão com cores especiais, materiais ou ferramentas de corte-e-vinco iguais ou semelhantes e colocados na Fila de Espera de Trabalhos da Speedmaster CX 102 de forma totalmente automática e na ordem correcta - sem intervenção manual. Com mais de 50.000 corpos de impressão vendidos, as impressoras Speedmaster CD/CX são as séries de impressoras de maior sucesso no mercado e perfeitas para a impressão de embalagens.
 
O Wallscreen XL orienta o operador através de processos individuais. Com o Intellistart 3, até 50 mudanças de trabalho podem ser preparadas na máquina de impressão, enquanto a produção está em andamento. O Intelliguide orienta o operador durante toda a mudança de trabalho e selecciona o processo de acerto mais rápido. A Intelliline visualiza a fase do processo nos corpos de impressão e verniz e indica quando e onde é necessária uma intervenção manual. Os sistemas de assistência como Color Assistant Pro e Wash Assistant usam inteligência artificial para garantir a melhoria contínua.
Uma produção de folhas boas começa o mais rápido possível graças à parametrização precisa da tinta e à selecção inteligente dos programas de lavagem mais adequados. Isto reduz o desperdício de papel e os custos. Mesmo trabalhos repetidos podem ser configurados de forma rápida e fiável. Com o Intellirun, as informações de produção relevantes são mostradas no momento certo de forma totalmente automática no Wallscreen durante a execução da produção. O feedback dos dados para o fluxo de trabalho de produção Prinect permite relatórios precisos para cada trabalho individual, incluindo documentação de qualidade.

Impressão autónoma com padronização - Anicolor e Multicolor como pacote
A Speedmaster XL 75 Anicolor com tecnologia Multicolor oferece um pacote interessante para os gráficos de embalagens que lidam com tiragens de produção digital. Com a tecnologia Anicolor, a folha boa é alcançada muito rapidamente, graças à rápida tintagem aplicada pelo rolo anilox. O design da unidade de tintagem garante uma aplicação uniforme da tinta em toda a folha e em toda a produção. Ao usar sete cores - as quatro cores CMYK mais laranja, verde e violeta - a tecnologia Multicolor pode reproduzir um número muito maior de cores directas. Isto reduz o tempo das mudanças de trabalho, pois não é mais necessário mudar as cores directas. O Multicolor também abre as portas, na impressão de embalagens, para a impressão autónoma com o Push to Stop. Permite, também, imprimir embalagens de uma forma extremamente económica mesmo para pequenas tiragens, por exemplo, edições especiais.

Novos padrões na impressão de embalagens industriais
Para as máquinas de impressão de cartão flexível altamente industrializadas, a Heidelberg expandiu os recursos de ponta a ponta: foram apresentadas inovações na Speedmaster XL 106, uma nova máquina de novo corte-e-vinco e várias inovações nas máquinas de fechar e colar caixas Diana.
A Speedmaster XL106 da geração 2020 redefine, mais uma vez, o desempenho de pico de performance: reduz sistematicamente os pontos de intervenção e alivia o operador das tarefas de rotina, aumentando significativamente a eficiência.
 
Um bom exemplo do sistema de assistência inteligente é o Wash Assistant: Seleciona o programa de lavagem mais adequado levando em consideração as diferenças de brilho das tintas consecutivas no mesmo corpo de impressão. Reduz significativamente o tempo de preparação especialmente na produção de cartão flexível com as suas muitas cores directas. O Assistente de Lavagem também reduz o consumo da solução de limpeza. Ao todo, isso pode aumentar a capacidade de produção da máquina de impressão em até 125 horas anuais.
 
O novo CodeStar predefinido no marginador garante total rastreabilidade em toda a produção. Este marca cada folha com um número, código de barras ou número de lote de modo a que possa ser identificado novamente, a qualquer momento, durante a produção.

Outra inovação é Hycolor Pro, sistema automatizado da molha da Speedmaster XL 106. A solução da molha é medida entre o rolo imersor e o rolo molhador. A pressão de contacto necessária para este propósito pode agora, pela primeira vez, ser controlada a partir do Prinect Press Center. O operador agora pode confirmar rapidamente as configurações corretas em todas as unidades - o que economiza tempo e esforço ao mesmo tempo em que permite correções direcionadas durante a produção: o operador pode resolver problemas da molha em qualquer lado da folha. Isto faz com que sejam desperdiçadas menos folhas no arranque e que a produção seja mais estável.
 
Efeitos atraentes para pontos de venda
Trabalhos complexos para efeitos especiais envolvem frequentemente processos de preparação elaborados e demorados que devem ser planeados e executados meticulosamente.
 
Para ilustrar os recursos do novo interface do utilizador:
 
  • mudança de trabalho exigente realizada em menos de 5 minutos numa Speedmaster XL 106-8 + LYY-1 + L (oito corpos de impressão, torre de verniz, duas unidades de secagem, outro corpo de impressão e uma segunda torre de verniz) com FoilStar.
  • Intellistart 3, Intelliguide e Intelliline conduzem o operador pelos vários processos de preparação para trabalhos complexos. Mesmo os operadores menos experientes são guiados durante a realização das tarefas meticulosas de preparação: a complexidade é dominada e pode ser gerida.
  • Esta máquina de impressão com 13 corpos pode produzir uma ampla variedade de embelezamentos, oferecendo flexibilidade económica combinada com alta fiabilidade do processo e tempos de acerto reduzidos.
  • Recursos de automatização, como o accionamento da unidade de tintagem inteligente Hycolor Multidrive, permite que os cauchús e a rolagem sejam lavadas enquanto as chapas estão a ser trocadas. Se uma unidade de tintagem não for necessária para o próximo trabalho, o programa de lavagem pode continuar a funcionar enquanto a máquina prossegue a impressão.

Efeitos metálicos atraentes podem ser obtidos numa única passagem com o módulo de estampagem a frio FoilStar. A maneira mais económica de aplicar a estapamgem a frio é através da indexação e a sua capacidade de várias bobines de película de estampagem. O consumo de película de estampagem pode ser reduzido até 80%. A estampagem a frio pode ser parcialmente impressa com uma ampla gama de efeitos metálicos e de cores. Em suma, esta é uma solução mais sustentável do que a cartolina metalizada, que também pode ter prazos de entrega longos.

Dependendo do efeito desejado, das tintas e vernizes necessários e da configuração de máquina de impressão podemos ter flexibilidade para muitas aplicações. A Speedmaster XL 106 com 13 corpos de impressão serve como exemplo de máquina de impressão que pode produzir efeitos impressionantes em caixas flexíveis de alto impacto, para pontos de venda, de forma económica e numa única passagem. A Heidelberg instala, por ano, entre 40 a 50 destas máquinas de impressão especiais, com configuração personalizada.
 
Fluxos de trabalho totalmente integrados com o novo conceito MIS para impressão de embalagens
A partir do verão de 2021, o Prinect Business Manager Packaging será lançado especificamente para a impressão de embalagens. O Prinect Production Manager juntamente com os add-ons de embalagem personalizados permitirá obter um fluxo de trabalho de embalagem totalmente integrado. Os dados do trabalho, os dados de trabalho predefinidos ou repetidos para a Speedmaster e, por exemplo, o manuseio da chapa de impressão estarão ligados um processo automatizado, reduzindo assim os tempos de acertos e de inactividade. A integração do acabamento também será possível.
 
Estreia mundial: nova máquina de corte-e-vinco Mastermatrix 106 CSB
Os participantes no evento testemunharam a estreia mundial da nova Mastermatrix 106 CSB: a nova máquina de corte-e-vinco da MK Masterwork e da Heidelberg com uma velocidade de produção de até 9.000 folhas/h. A máquina foi projectada para velocidades altas e tempos de preparação rápidos. Por exemplo, um novo sistema de aperto rápido para as chapas de corte-e-vinco reduz o tempo de afinação sem afectar a compatibilidade do cortante com as chapas existentes. O tempo de configuração é ainda mais minimizado pelo MasterRake: as espadas non-stop existentes na saída estão recolhidas e travadas pneumaticamente, podendo ser desembraiadas premindo um botão e movimentadas pelo operador. Isto reduz o tempo de configuração na saída em cerca de 70%.
 
A Mastermatrix está integrada no fluxo de trabalho Prinect. Os dados específicos do trabalho são recebidos na máquina de corte-e-vinco a partir do Prinect. Dados como o formato da folha são transferidos e - após a confirmação do operador - o MasterFeeder é configurado de forma automática para o formato da folha pretendido, sem qualquer intervenção manual.
Durante a produção, o sistema de registo óptico MasterSet garante o registo perfeito, com a maior precisão, entre a imagem impressa e o cortante em cada folha. A camdrive da Mastermatrix garante uma produção suave e silenciosa.

Duas outras novas máquinas de corte-e-vindo foram lançadas no início deste ano para completar o portfólio - a Powermatrix 106 CSB e a Promatrix 145 CSB.
Para tiragens curtas de embalagens e impressão comercial, será adicionada no futuro a linha Digimatrix: a Digimatrix 80 LR e a Digimatrix 106 LR. Estas máquinas de corte-e-vinco digitais estão integradas no fluxo de trabalho Prinect e utilizam tecnologia de corte a laser. O seu lançamento está previsto para 2021. Ambas as máquinas oferecem a opção de uma estação de vinco rotativa em linha e atingem velocidades de até 3.000 folhas por hora.
 
Descubra o potencial de otimização - relatórios e análise de dados de produção
Com o portal Prinect baseado na web, os trabalhos que estão em andamento na máquina de corte-e-vinco podem ser rastreados, em tempo real, através de um dispositivo inteligente enquanto a produção ainda está a decorrer. Após a conclusão do trabalho, os dados de produção ficam disponíveis para relatórios e análises das tendências de curto e longo prazo. “A produção eficiente de caixas flexíveis faz parte do nosso negócio principal - ontem, hoje e amanhã”, confirma Jörg Dähnhardt. “Mostramos que, agora, os processos digitalizados incluem o acabamento e continuaremos a desenvolver este segmento ainda mais”.
 
Dobradora-coladora com novas funções
A Heidelberg oferece agora quatro séries de dobradoras-coladoras MK Masterwork Diana. Cada série apresenta novas funcionalidades e opcionais.
A Diana Smart está agora disponível com um pacote de alta velocidade, permitindo que funcione até 33% mais rápido até 600 m/min.
A segunda geração da unidade Diana Braille oferece agora uma opção para ajuste circunferencial das ferramentas braille. As posições das ferramentas superiores e inferior são mostradas num indicador digital – o que encurta cada processo de preparação em vários minutos.
 
O novo Diana Inspector inspeciona uma ampla gama de substratos, incluindo materiais difíceis como cartão metalizado, hologramas ou aplicações em estampagem a quente, para visualizar defeitos de impressão e consistência da cor. O Diana Inspector possui uma função de comparação de PDF, que aumenta a facilidade de uso e reduz significativamente o tempo de configuração, já que muitas configurações podem ser preparadas na pré-impressão. O Diana Inspector está disponível para as séries Diana Smart e Diana Easy.
 
Uma dobradora-coladora só pode funcionar rápido se as caixas forem embaladas na saída de forma rápida. A integração digital da nova Diana Packer 4.0 auxilia na colocação das embalagens nas caixas de expedição. Pela primeira vez, a comunicação entre a dobradora-coladora e a Diana Packer 4.0 garante que a geometria da caixa só tenha que ser inserida uma vez - a segunda entrada no packer, anteriormente exigida, não é mais necessária. Isto reduz os tempos gerais de configuração. Os novos opcionais incluem a inserção automatizada da folha de amarração e a integração de um ejector de caixas. Uma vez cheia a caixa, esta deve ser fechada, rotulada e paletizada – todos estes processos podem, agora, ser fornecidos pela Heidelberg e MK Masterwork.
 
A parceria de sucesso entre a Heidelberg e a MK Masterwork oferece um portfólio completo para a produção de caixas flexíveis. Desde o início da parceria em 2016, a Heidelberg já vendeu mais de 500 máquinas MK. O relacionamento foi fortalecido ainda mais em 2019, com o aumento da participação accionista (agora de 8,5%) da MK Masterwork, tornando-se, desta forma, num parceiro estratégico da Heidelberg.
 
“Para a Heidelberg, o mercado da embalagem continuará crescendo em termos e importância. A fabricação de caixas flexíveis exige o máximo desempenho das nossas máquinas e soluções. Graças à integração digital, desbloqueamos completamente um novo potencial de optimização ao longo de toda a cadeia do processo - para benefício dos nossos clientes de embalagens cartonadas espalhados por todo o mundo ”, resume Jörg Dähnhardt.
 

Copyright © Grafopel 2015 - Designed by Fullscreen.