Prezados Amigos Clientes
E assim se passaram 55 anos…
O melhor e mais grato sentimento do mundo, cumpridos que estão 55 anos, é saber que fizemos do nosso trabalho um compromisso convosco como parceiros de negócios, sem esmorecimento. E que apesar de todas as dificuldades e obstáculos na esteira de todos estes anos, a Grafopel foi um projecto por que valeu a pena lutar e dar vida.
Aqui vivi horas de tanta intensidade impulsora, escravizado a esta obsessão de elevar o seu nome até onde ideava a minha imaginação, ainda hoje vigente, que não consigo, apesar da idade, alhear-me ou renunciar a algo que está inscrito em mim como um destino.
Desde 1964, quando a Grafopel inicia a sua actividade em modestas instalações, na cidade do Porto, muita coisa mudou. Ao longo dos anos fomos fazendo crescer a nossa experiência e aperfeiçoando a qualidade dos nossos serviços; fomos aumentando o nosso leque de representações de prestígio e criando estruturas com o nível de exigência que impusemos a nós próprios.
Hoje, a Grafopel é uma empresa que no seu segmento tem a capacidade de atender a todas as necessidades da indústria gráfica nacional, e de estender a sua actividade a outros mercados. A sua linha de produtos, dentro das exigentes especificidades da indústria gráfica, estende-se a todas as áreas.
Toda esta história, claro, é fruto de muito trabalho e, principalmente, da preocupação de estar sempre à frente dos acontecimentos.
Não se tratou de uma tarefa simples. O preconceito, por se tratar de uma empresa desconhecida e do Norte é real. Para muitos clientes, naquela época, não era fácil mudar de fornecedor. Principalmente para quem está a 300 km de distância, e os meios de comunicação e transporte não são fáceis. Assim, o grande desafio foi abrir filial em Lisboa, demonstrando que a novel Grafopel tinha condições de atender e servir os seus futuros clientes em qualquer ponto do país.
Nesta empreitada, foi sempre preocupação contar com uma ferramenta fundamental: um bom serviço técnico. Na verdade, esta foi uma característica que fez parte do ADN da Grafopel expressa desde o primeiro momento.
Sendo decisivo o papel que neste contexto desempenha um serviço técnico bem estruturado, para que a indústria saiba com quem pode contar nos momentos próprios, a Grafopel tem muito orgulho no crédito conquistado pelas suas equipas, constantemente renovadas, que na sua rotina diária continua a impor-se pela prontidão e qualidade dos seus serviços.
Para além da preocupação com os clientes, também no plano interno a postura de valorização e capacitação dos recursos humanos, em que atendimento e qualidade são a palavra de ordem, foi outro comprometimento que sempre norteou os desígnios da Grafopel.
Esse tem sido o sentido e o objectivo pelos quais a Grafopel tem orientado a sua acção mobilizadora, para que o trabalho qualificado dos seus colaboradores, técnica e comercial, seja executado com motivação e a satisfação de contribuir para o bem da comunidade em que a empresa se insere, e que tem permitido acumular o capital de prestigio e respeito que goza, cá dentro e lá fora, sendo de realçar a fecunda cooperação com colegas de outros países, que directamente ou através das nossas representadas, solicitam os nossos serviços, merecendo a afirmação sincera da sua confiança e reconhecimento pelo trabalho qualificado dos nossos colaboradores.
No tempo presente, nada está estático e as mutações são incessantes. As condições de vida de uma empresa alteram-se continuamente. Constantemente, surgem novas realidades e desaparecem outras que pareciam solidamente implantadas. Neste sentido, sem abdicar nunca das nossas principais premissas, soubemos sempre adaptarmo-nos às novas realidades que foram surgindo. Por isso, hoje, a Grafopel não é exactamente a mesma que o autor desta crónica fundou em 1964. Longe vai o tempo em que me parecia uma meta inatingível chegar aonde chegou e, sem perder o ânimo, continuar a agitar e a mobilizar vontades no prosseguimento de novos desafios, com o mesmo espírito empreendedor de sempre.
A realidade de hoje diz-nos que já não chega gerir com eficiência os activos de uma empresa e coordenar a sua actividade. É imprescindível também saber prever as mudanças e avaliar continuamente a sua linha de negócios, reinventando a empresa dia após dia. Paralelamente, é condição sine qua non fazer maximizar o conhecimento dos seus colaboradores, como sustentáculo permanente das suas vantagens competitivas.
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