Para que tenha uma imagem exacta deste conceito, imagine uma orquestra com todos os seus componentes perfeitamente sincronizados, unidos, afinados, com os sons cuidadosamente orquestrados, para emocionar um auditório de melómanos rendidos à sua irrepreensível harmonia sonora.
É neste ponto que entra o conceito
Lean: considere a orquestra e imagine quando uma visão clara é estabelecida pelo maestro quanto e como a orquestra deve soar. Suponha que os instrumentos estejam afinados por causa de um programa de manutenção orquestral regular que rotineiramente concerta, limpa e afina cada instrumento de forma a que eles funcionem e soem perfeitamente.
Agora, mudando de palco, imagine-se a ouvir outra orquestra, desafinada, a tocar notas erradas, os violinos completamente fora de sincronia com os metais, e o bombo a soar ruidosamente ao fundo, fora do tempo de entrada. Seria extremamente perturbador, incompreensível e ineficaz. Observaria um mundo de diferenças a separá-las.
Também, na indústria gráfica, infelizmente, ninguém pode dar-se ao luxo de ouvir ou tocar notas erradas. Em vez disso, devem desenvolver-se formas de medir a execução, monitorizar o aperfeiçoamento e desenvolver canais claros e consistentes de comunicação, que resultem em equipas coesas, uma direcção planificada, um fluxo de produção cuidadosamente cronometrado,
output de qualidade e a identificação de componentes – ou processos – que possam agregar valor à organização como um todo. É este o conceito
Lean. Um mundo de diferenças entre as operações conduzidas no estilo de uma administração tradicional, que se conforma, sem mudanças, aos procedimentos pré-estabelecidos, e a que adopta o conceito
Lean, onde, sintetizando, tudo gira em torno da melhoria contínua da qualidade e agilidade de procedimentos, redução de desperdícios, eliminação de perdas, aumento da eficácia, preços mais baixos e lucros mais elevados.
Os príncipios do conceito
Lean têm sido aplicados com sucesso por muitas empresas, em diferentes área de negócio. O seu sucesso já foi amplamente comprovado. Depende da sua vontade de querer superar barreiras existentes na sua empresa, e crescer à medida que for transformando a sua cultura empresarial. O que significa esforço e comprometimento.
P.S.: Eventuais interessados na aquisição da publicação
Lean Printing - Pathway to Success podem endereçar o seu pedido ao site da PIA/GATFP Press –
https://system.printing.org.
Manutenção Lean é o título do livro de João Paulo Pinto (Professor do ISMAI) – Lidel – Edições Técnicas, Lda, cuja a leitura também aconselho.