No mercado actual, a inovação, o dinamismo e a agressividade, são elementos de uma concorrência sem precedentes. Isto, unido a uma crescente exigência de qualidade e de serviços por parte dos clientes e às mudanças contínuas e em certos caso rápidas da oferta de novas tecnologias e produtos, tem feito que a continuidade das empresas dependa cada vez mais de factores como a qualidade do produto e o serviço prestado.
Hoje em dia, num mercado continuamente em mudanças e global, onde os clientes são cada vez mais diferenciados, as empresas que sejam capazes de adaptar-se rapidamente às necessidades dos novos e exigentes segmentos de mercado, serão as que mais facilmente podem assegurar êxito no futuro. E para conseguir uma maior diferenciação há que oferecer uma mais valia, em função das características e necessidades de cada um desses segmentos, que solicitem produtos e serviços da empresa, sendo precisamente a melhoria da qualidade e do serviço os elementos diferenciadores.
Pensemos por um momento em nós próprios como consumidores directos e questionemo-nos: quantas vezes já nos encontrámos em situações em que o serviço que nos prestaram era de péssima qualidade? Porquê fomos mal atendidos como clientes, se pagamos o produto ou o serviço? Porquê não preferimos acudir a empresas que sabemos nos oferecem um serviço de contrastada qualidade, com prestígio no mercado, apreciadas pela grande maioria, ainda que aparentemente mais caras?
Estas perguntas e muitas mais que poderíamos fazer estão directamente relacionadas com factores de diferenciação que, como vemos, podem referir-se a uma infinidade de produtos e serviços. Não estamos pensando em produtos e serviços sofisticados ou de luxo, mas sim de qualquer produto ou serviço destinado a satisfazer as exigências de um determinado segmento, seja ele qual for.
Copyright © Grafopel 2015 - Designed by Fullscreen.