Dezembro 2009 - A Textype e a história de vida dos seus fundadores!

Amílcar Morais e Belarmino Cidres, feita a Instrução Primária, entraram para a Escola Profissional de Santo António, dirigida pelos Salesianos, em Abril de 1962 e Outubro de 1968.Fizeram o exame final do Curso de Formação de Compositor Tipógrafo na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. Amílcar Morais começou a vida profissional na Escola, onde se manteve até ser incorporado no Serviço Militar, em 1970. Fez uma Comissão de Serviço em Moçambique, como pára-quedista.


Em Outubro de 1973, regressa à Escola, onde permaneceu até ser convidado a ingressar na Papelaria Fernandes, no dia 25 de Abril de 1974, ao mesmo tempo que a Revolução dos Cravos invadia as ruas. Belarmino Cidres ingressa na Papelaria Fernandes em 1977. Mais tarde, Amílcar Morais e Belarmino Cidres passam a fazer parte dos quadros da Grafinova, empresa pioneira na execução de jornais em fotocomposição, em 1977 e 1978, respectivamente, onde foram chefes de secção e se mantiveram até à génese da Textype.

Transformar umas centenas de folhas de papel dactilografadas em granéis de composição, provas tipográficas, folhas impressas que, depois de dobradas, cosidas e coladas a uma capa, resultavam num livro e saber que esse objecto de cultura tinha a sua contribuição fez com que a paixão pelas artes gráficas se tenha mantido sempre ao longo dos anos e perdure até hoje.

Depois de alguns anos de experiência e dedicação à profissão, decidiram criar a sua própria empresa em 1981, na Travessa da Água da Flor e, um ano mais tarde, na Rua da Atalaia, em Lisboa, vindo a transferir-se em 1990 para a Rua do Telhal. Em 1998 a empresa volta a mudar para novas e mais espaçosas instalações na Estrada de Benfica. Nesse ano, a Textype, já com nome consolidado e garantia de qualidade na pré-impressão, apetrechou-se com um moderno CTP, impressão digital e máquinas de impressão, completando o ciclo na área de acabamentos, adquirindo para tal máquinas de dobrar, coser à linha, colar e aparar.

Desde a formação da Textype, por exigências do mercado e operacionais, a trajectória profissional de ambos foi evoluindo, para melhor servir os interesses e necessidades da empresa. Amílcar Morais passou a dedicar-se às áreas comercial e financeira e Belarmino Cidres tem aplicado os seus conhecimentos na produção dos diversos trabalhos executados pela empresa.

Mantendo-se sempre na vanguarda dos progressos tecnológicos que se verificaram na indústria gráfica - da impressão tipográfica para impressão offset, da composição manual, composição mecânica, fotocomposição, fotolitos, montagem para a pré-impressão com fluxo de trabalho totalmente digital -, esta experiência viria a convertê-los em dois técnicos gráficos multifacetados e profundamente conhecedores do sector.

Em 2009, ao celebrar 28 anos de vida empresarial, a Textype mudou-se para novas e modernas instalações no complexo Cacém Park, e adquiriu novos e valiosos equipamentos de alta tecnologia para as áreas de impressão, corte, dobra e acabamento, num esforço para acrescentar capacidade de resposta à qualidade do produto final e maior rapidez na sua execução. Estes investimentos garantem uma mais ampla oferta de serviços gráficos e consolidam a capacidade de produção para assegurar, com meios próprios, o elevado número de solicitações especializadas que requer o mercado actual.

A Textype é uma das empresas mais conceituadas e melhor situadas nas áreas dos livros/catálogos, brochuras e revistas de qualidade, tendo já conquistado vários prémios no tradicional concurso dos «Papies» organizados pela revista «doPapel». Na sua lista de clientes encontram-se, entre muitos outros, fundações, museus e várias instituições que divulgam o nosso património artístico e cultural. 

Na visita que realizámos recentemente, por altura da inauguração das novas instalações e equipamentos, pudemos apreciar o bom ambiente que se respira entre colaboradores, chefias e gerência. Uma racional e prática distribuição de todos os equipamentos e sectores, aliada a uma cultura empresarial baseada no cumprimento de prazos e uma aposta constante na qualidade dos seus produtos, fazem da Textype uma empresa qualificada que constitui uma referência na indústria gráfica nacional.

Download

Copyright © Grafopel 2015 - Designed by Fullscreen.