Boletim nº1/2010 - A tecnologia Polar sempre na frente dos novos conceitos!

A tecnologia Polar sempre na frente dos novos conceitos!

Nas últimas décadas produziram-se grandes transformações nas áreas da pré-impressão, impressão e acabamento. A integração da electrónica e muito especialmente de softwares nos equipamentos provocou uma mudança total de conceitos. O processo de inovação é, além disso, acelerado, aumenta a precisão, a qualidade e o rendimento. Tudo isso tem como consequência um maior movimento de papel e uma tempo sensivelmente menor.

A Polar-Mohr adaptou-se sempre aos novos conceitos mediante desenvolvimentos e inovações que a catapultaram como o fabricante de guilhotinas mais avançadas do mundo.
Não é sem razão que as guilhotinas da Polar-Mohr conquistaram uma merecida reputação, não somente na indústria gráfica e na indústria papeleira a nível mundial mas também em actividades diversas em que a guilhotina é um factor fundamental no corte.

Mais de um século de progresso

Uma recompilação demasiado detalhada pode ser exautivamente longa, mas é conveniente destacar os aspectos mais importantes da série de avanços que balizam a história da Polar-Mohr, ao longo de um século de história.
Adolf Mohr foi um pioneiro indiscutível na indústria gráfica mundial. Fundou a sua empresa em 1906, dedicando-se à fabricação de máquinas para trabalhar madeira.
A empresa desenvolveu desde o princípio sistemas inovadores que deram origem a um grande numero de patentes, com enorme êxito comercial e industrial.
Os equipamentos fabricados cobriam uma ampla gama de actividades, desde as serras até aos accionamentos para rodas de moinhos.

Em destaque nesta breve exposição, o êxito obtido com os eixos Polar, que se fabricaram em abundantes séries até aos anos 60 e que consolidaram Adolf Mohr como o maior fabricante mundial na sua especialidade. Em termos algo mais técnico, a vantagem dos citados eixos consistia no facto de utilizarem rolamentos de esferas, evitando o aquecimento.

Ao não aquecerem os eixos, falou-se de que permaneciam frios como os pólos da Terra, e daí surgiu o nome Polar, que tem sido desde então uma marca de grande reputação técnica a nível mundial. Depois da Segunda Guerra Mundial a Polar-Mohr descobre um nicho no mercado gráfico. Naqueles anos, na Alemanha Ocidental, não havia fabricantes de guilhotinas avançadas para o corte de papel e cartão ou para folhas impressas em formatos finais. Foi quando Rodolf, um dos filhos de Adolf Mohr, iniciou a fabricação das primeiras guilhotinas com comando eléctrico.

A criatividade e espírito inovador de Rodolf Mohr permitiram à empresa lançar novos desenvolvimentos situando a Polar-Mohr à frente dos fabricantes de guilhotinas a nível mundial. Em 1952 a empresa contava já com 200 funcionários e exportava 70% da sua produção. Na Drupa de 1951 produziu-se a verdadeira projecção da Polar-Mohr no mercado gráfico internacional, onde conquistou uma posição de liderança, que se tem mantido até hoje. Em cada uma das exposições internacionais que se realizaram desde então, Polar-Mohr sempre permaneceu na vanguarda, com design e sistemas altamente avançados, convertendo-se num ponto de referência indiscutível para as indústrias gráficas e papeleiras.

Programa de fabrico

Guilhotinas rápidas Polar

- Longitude de corte: 66 – 78 – 92 – 115 –137 – 155 – 176 cm

- Instalações de linhas de corte com dispositivos para carga, vibrado, compensação, corte, transporte e descarga de folhas em diferentes etapas de automatização.

- Data Control para entrada em rede com a pré-impressão, impressão e acabamento.

- Polar Compucut – racionaliza o trabalho de corte mediante ajuste de programa automatizado utilizando dados prévios.

- Polar  - volteadores de pilha

- Polar – Label Systems para a produção de rótulos cortados e puncionados.

Download

Copyright © Grafopel 2015 - Designed by Fullscreen.